São Luís: mais de 100 mil pessoas vacinadas contra a gripe

agente de saúde aplica vacina
Foto: Reprodução/TV Cidade/Record TV.

A Prefeitura de São Luís já vacinou, até quarta-feira (1º), 101.072 pessoas contra Influenza/H1N1. Para evitar aglomerações, medida preventiva no controle do coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde, seguindo orientação do prefeito Edivaldo Holanda Junior,  montou desde a segunda-feira (30) um esquema especial de vacinação atendendo o público-alvo da campanha por ordem alfabética. Na segunda-feira foram atendidas crianças maiores de seis meses e menores de seis anos e idosos com nomes iniciados com a letra A. Na terça e na quarta-feira com as letras A e B. E nesta quinta-feira e na sexta-feira (03) com inicias C e D.Após o fim dos trabalhos nesta semana, a Semus divulgará quando será a vacinação das demais crianças e idosos.

Também como estratégia pra evitar aglomerações em unidades de saúde, os postos de vacinação foram montados em escolas e no drive thru que está funcionando no Complexo Canhoteiro, ao lado do Ginásio Castelinho. A Semus reitera que, no drive, somente idosos acima de 60 anos serão vacinados e obedecendo à calendário que leva em consideração a primeira letra do nome. 

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) –  foram montados 12 postos em escolas públicas da capital maranhense. Nestes locais, a vacinação é dividida entre crianças de seis meses a menores de seis anos (das 13h às 17h) e de idosos acima de 60 anos (das 8h ao meio-dia).

Desde quarta-feira (1º), duas escolas onde funcionava posto de vacinação foram substituídas: a U.E.B. Anexo Ronald Carvalho, na Avenida Argentina, Planalto Turu II deixa a lista de escolas e dá lugar ao Centro de Ensino João Paulo, na avenida 5, sem número, Turu. A outra mudança foi em relação à U.E.B. Neiva Moreira, na avenida 01, Bequimão, que dá lugar à U.E.B. Mariana Pavão, na avenida Contorno, nº 100, Anil.

Nas escolas habilitadas e autorizadas, a Semus também orienta que a vacinação contra a influenza obedeça ao ordenamento alfabético. “Trata-se de uma estratégia que vem se demostrando exitosa e ampliando a nossa rede de atendimento. Ao mesmo tempo, seguindo orientação do prefeito Edivaldo, estamos evitando aglomerações nas unidades de saúde, protegendo nosso público mais suscetível a esta e outras enfermidades”, afirmou o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho.

No total, de acordo com a Semus, 200.835 pessoas deverão ser protegidas na primeira fase, prevista para encerrar no próximo dia 15. Além dos idosos e crianças, também estão sendo vacinados nas unidades de saúde os profissionais da rede (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais).

Além dos idosos e crianças, pessoas acamadas também são vacinadas desde a semana passada. O serviço é especializado e tem como intuito dar mais conforto ao usuário, imunizado na própria residência. Para mais informações, basta ligar para o (98) 991359332. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para facilitar a vida dos usuários e evitar aglomerações desnecessárias, a pasta disponibilizou um email para síndicos e/ou responsáveis legais por condomínio. A pasta orienta que o (a) interessado (a) encaminhe email para influenza2020.semus.slz@gmail.com. Deve ser informado, no contato, o nome do condomínio.

Escolas com vacinas

 Colégio Militar Tiradentes

Endereço: Rua Gabriela Mistral, Vila Palmeira

 IEMA (Centro)

Endereço: Rua Oswaldo Cruz, Centro

Centro de Ensino João Paulo

Avenida 5, sem número, Turu

 UI Padre Newton Pereira

Endereço: Avenida Leste Oeste, s/n, Cohatrac

UEB Rosália Freire

Endereço: Avenida dos Portugueses, Vila Isabel

UEB Rubem Almeida

Endereço: Rua da Mangueira, Coroadinho

UEB Cruzeiro do Sul

Bairro: Vila Nova

UEB Laura Rosa

Endereço: Rua Marly Sarney, Cidade Operária

UEB Júlio Mesquita

Endereço: Avenida dois, nº 14. Cohab/Anil

 UI Nascimento de Morais 

Endereço: Avenida 3, Vinhais

UEB Ana Lúcia Chaves Fecury

Endereço: Rua Santo Antônio, São Bernardo

 UEB Mariana Pavão

Avenida Contorno, n º 100, Anil 

 Vacinação por ordem alfabética

 Dia 02/04: idosos e crianças cujos nomes começam pelas letras C e D

Dia 03/04: idosos e crianças cujos nomes começam pelas letras C e D

 *Neste caso, idosos se vacinam das 8h ao meio-dia e crianças das 13h às 17h

 No drive thru

Dia 02/04: idosos cujos nomes começam pelas letras C e D

Dia 03/04: idosos cujos nomes começam pelas letras C e D

 *Vacinação neste local é EXCLUSIVA para idosos

Com informações da Prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado