São Luís: obras de drenagem vão beneficiar centenas de moradores

São Luís: obras de drenagem vão beneficiar centenas de moradores da capital
Foto: A.Baeta/Agência São Luís.

A gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior dá prosseguimento ao programa São Luís em Obras, iniciativa que tem levado infraestrutura a diversos bairros da capital. Um dos eixos do programa é voltado para drenagem profunda e superficial que estão sendo feitas em áreas estratégicas da capital, como Santa Bárbara, Divinéia, Olho d’Água e Tibirizinho. São áreas que recebem grande fluxo de águas pluviais em períodos de chuva e que, com a conclusão das obras, terão seus problemas solucionados. Nos locais, os serviços seguem todas as normas de segurança necessárias em decorrência da pandemia de Covid-19. 

“As obras de drenagem profunda e superficial são importantes para sanar o problema de alagamentos e outros transtornos causados à população. Trata-se do maior conjunto de obras deste gênero atualmente. No Santa Bárbara, por exemplo, estão sendo implantados mais de 12 km de drenagem profunda e mais 20 km de drenagem superficial. No polo Divinéia, estamos realizando a readequação estrutural do sistema de drenagem e urbanização do canal de escoamento, que corta vários bairros. Na Avenida Rio Claro, no bairro Olho d’Água, estamos executando obras de drenagem profunda. No Tibirizinho e Rio do Meio, estamos concluindo a drenagem profunda e vamos partir para a segunda etapa, que é a drenagem superficial e asfaltamento”, explicou o prefeito Edivaldo. 

SANTA BÁRBARA

Ao longo da Avenida São Jerônimo, no bairro Santa Bárbara, a Prefeitura está concluindo a galeria dupla de drenagem profunda. Já foram construídos cerca de 300 metros da galeria, desde o início da obra, que vai receber o fluxo de todo o sistema da região, onde estão sendo implementadas tubulações secundárias, feitas de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), que propicia resistência e durabilidade à obra.

Outra obra importante do polo Santa Bárbara é a construção do dissipador, uma imensa galeria de 70 metros de extensão, que está sendo construída no final da Rua da Saudade, no bairro Cajupe, projetada para receber o fluxo de todo o sistema, especialmente da galeria dupla da Avenida São Jerônimo, desta forma distribuindo a enxurrada para uma região desabitada. O dissipador está em fase de acabamento e os operários estão trabalhando, nesta semana, na escavação dos canais para instalação das tubulações de ligações com o sistema principal.

No total, em toda a região, estão sendo implantados 12 km de drenagem profunda (galerias de grande porte, caixas de ligação e manutenção, tampas do tipo bocas de lobo) e mais 20 km de drenagem superficial (galerias menores, sarjetas, meio-fio) complementando com 12 km de asfaltamento.

DIVINÉIA

Na região da Divinéia, nesta semana, estão sendo feitas as escavações na Rua Madre Margarida, para colocação de tubulação em PEAD. Na Avenida Argentina, estão sendo finalizadas as caixas de concreto que interligam as tubulações, também chamadas de poços de visita (PV), além da finalização das bocas de lobo.

As equipes da Prefeitura também estão trabalhando no reparo do canal de escoamento da área, isto é, na construção dos muros laterais, que são feitos de concreto armado, além da terraplanagem e limpeza das margens do canal.

A Divinéia é um polo habitacional formado por dezenas de bairros como Sol e Mar, Vila Luizão, Chácara Brasil, Habitacional Turu e dezenas de condomínios de prédios que foram construídos nos últimos anos nesta área. No local, estão sendo implantados cerca de 11 km de drenagem profunda e mais 6 km de pavimentação.

OLHO D’ÁGUA

No bairro Olho d’Água, localizado ao longo da praia de mesmo nome, a Prefeitura está construindo uma galeria de drenagem profunda na Avenida Rio Claro. São 600 metros de tubulação de concreto armado, interseccionado por caixas de ligação e poços de visita. A obra teve início no começo de abril e já foram concluídas cerca de 60% das ações previstas. Nesta semana, as equipes estão trabalhando na escavação da galeria e instalação das tubulações (manilhas) de concreto.

TIBIRIZINHO

Localizado ao longo da rodovia BR-135, principal via rodoviária de acesso à São Luís, a região do Tibirizinho e Rio do Meio está sendo impactada com uma série de obras de drenagem profunda, superficial e asfaltamento. Na Rua do Matadouro, a construção da galeria de drenagem profunda, com 200 metros de extensão e tubulação de concreto de 1.200 milímetros de diâmetro, já foi concluída e as valas já foram aterradas.

A próxima etapa é concluir as ações de drenagem superficial, construção de sarjetas e meios-fios, além do asfaltamento de 7 km de vias no local. Já foram concluídas também as caixas de concreto que receberão o fluxo superficial, bem como os dissipadores adjacentes, que servirão para aliviar a enxurrada na avenida principal.

PROGRAMA

O programa São Luís em Obras, criado pelo prefeito Edivaldo, além de obras de drenagem, urbanização e de asfaltamento, está levando serviços a todos os setores da cidade, como a reforma e construção dos mercados do Coroadinho, Cohab, São Francisco, Anil e Casa das Tulhas. Além disso, no Centro, estão sendo reformados vários espaços públicos, como a Praça da Bíblia, o Parque do Bom Menino e praças da Misericórdia e da Saudade. Em diversos bairros da cidade estão em andamento a requalificação de praças e outros espaços públicos, entre outros serviços.

Fonte: prefeitura de São Luís.

Compartilhe
Conteudo Relacionado