São Luís: Semusc identifica 66 áreas de risco na capital

São Luís: Semusc identifica 66 áreas de risco na capital
Foto: divulgação/Agência São Luís.

A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) concluiu o Plano de Contingência de São Luís 2021. O documento apresenta o mapeamento de áreas de risco na capital e as diretrizes que serão tomadas pelo Sistema Municipal de Defesa Civil para responder a casos de desastres, possibilitando o acionamento rápido dos meios de resposta do poder público, sociedade organizada e comunidades, na capital. 

O plano foi elaborado após a intensificação dos monitoramentos realizados pela Defesa Civil de São Luís. O mapeamento mostrou a existência de 66 áreas de risco, sendo o maior número na região do Itaqui-Bacanga (23), seguido pelo Coroadinho (17) e a Vila Palmeira (13). As demais foram identificadas na Zona Rural (08), Cohama (02), São Francisco (02) e Centro (01). 

Com relação às estratégias preventivas, o plano destaca a identificação e o mapeamento das áreas de risco da capital; a promoção de ações de instrução básica de Defesa Civil para as comunidades com equipes da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e Semusc; monitoramento constante 24 horas, por meio de dados dos laboratórios e serviços meteorológicos, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Sistema de Alerta e Alarme de Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil; e manter os recursos (humanos e equipamentos) disponíveis e aptos ao pronto emprego com operadores, apoio logístico, materiais de reposição, principalmente em períodos de chuva.

“As atividades coordenadas em nossa capital dependem desse plano, pois os vários órgãos e instituições envolvidos contribuirão, de maneira conjunta, para que as situações consideradas anormais possam ser prevenidas por meio de um esforço conjunto para garantir a proteção das famílias e moradores destes locais. O papel da Defesa Civil de São Luís nesse contexto de prevenção é fundamental, especialmente no que se refere à elaboração do documento, que é importante para que as assistências ocorram com maior rapidez e para evitar danos”, disse o secretário da Semusc, Marcos Affonso. 

O plano contém, dentre outros pontos, uma análise das condições oceânicas e atmosféricas no Estado do Maranhão. Cita, por exemplo, que entre novembro e dezembro de 2018 e janeiro de 2019 ocorreram chuvas abundantes na capital, boa parte influenciadas pela atuação dos Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) e sistemas convectivos locais. 

Prevenção e preparação 

A atuação sistêmica na prevenção e preparação para emergência, resposta, assistência e reconstrução dos cenários atingidos é uma meta constante do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. No que compete à Superintendência Municipal de Defesa Civil de São Luís (Sudec/SL), há a constante participação de equipes multidisciplinares em campo, para cumprir as ações contidas no plano. 

Dentre as ações elencadas no documento da Defesa Civil Municipal, estão a indicação de um representante de cada secretaria para atuação no Gabinete de Crises e Ações Coordenadas; o detalhamento das formas de mobilização dos órgãos governamentais nos níveis municipal, estadual e federal diante de desastres no Município; os meios disponíveis por cada órgão da estrutura governamental e de instituições não-governamentais, por meio de convênios ou mobilização voluntária com o Órgão de Coordenação, no intuito de mitigar as vulnerabilidades identificadas pelo sistema; bem como a disponibilização para pronto emprego dos recursos necessários à mitigação dos desastres e seus efeitos na comunidade. 

“Desde o início da gestão do prefeito Eduardo Braide, nós estamos trabalhando diariamente nas áreas de risco da nossa cidade, sempre em contato direto com os moradores, que são os mais afetados pelos problemas. Os trabalhos não param. Foram muitos mapeamentos. Nós visitamos vários bairros para manter sempre as informações atualizadas. E esse Plano de Contingência é uma grande ferramenta de preparação para emergências, resposta, socorro, assistência e reconstrução dos cenários de desastres”, pontuou o superintendente da Defesa Civil de São Luís, Alexssandro Nogueira.

Compartilhe
Conteudo Relacionado