Covid-19: MS autoriza R$ 3,5 milhões para leitos de UTI no MA

O Ministério da Saúde autorizou que o Maranhão receba R$ 3,5 milhões em recursos para investir em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com covid-19.

No Estado, a verba será destinada para hospitais de São Luís, Imperatriz, Lago da Pedra, Presidente Dutra, Timon e Caxias.

A medida consta em portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), assinada pelo ministro Eduardo Pazuello.

Até dezembro, o Ministério da Saúde financiava cerca de 60% dos leitos de UTI em todo o país, mas esse número caiu para cerca de 15% este ano, por causa do fim da vigência do estado de calamidade pública, que permitia a transferência de recursos ao estados além do orçamento regular.  

A portaria prevê repasses retroativos à manutenção de leitos de UTI referentes a janeiro e fevereiro, como forma de ressarcir os estados que, nesses dois meses, tiveram de utilizar exclusivamente recursos próprios para abrir novos leitos de UTI.

Os recursos chegam em um momento importante para o Maranhão, já que o estado vive um momento crítico com o crescimento de casos e internações em decorrência da Covid-19. 

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nessa terça-feira (2), foram registrados 821 novos casos. Ao todo, o Maranhão contabilizou 220.453 casos confirmados e 5.095 mortes em decorrência da doença.

A ocupação dos leitos de UTI exclusivos para pacientes com a Covid-19 chegou a 86,03%. 

Compartilhe
Conteudo Relacionado