
A saúde respiratória está em evidência. No dia 25 de setembro, foi celebrado o Dia Mundial do Pulmão, uma data estabelecida pelo Fórum Internacional de Sociedades Respiratórias (FIRS) com o objetivo de aumentar a conscientização global sobre a importância da saúde pulmonar e a prevenção de doenças. O calendário serve como um chamado à atenção para as patologias que afetam milhões de pessoas e ameaçam a qualidade de vida.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) ressaltam a gravidade do panorama. Estima-se que 384 milhões de pessoas em todo o mundo sofram de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), uma condição responsável por cerca de três milhões de mortes anualmente. Outra preocupação global é o câncer de pulmão, que resulta na perda de quase dois milhões de vidas por ano.
O cigarro continua sendo um dos principais fatores de risco para doenças respiratórias. Suas substâncias tóxicas comprometem a função pulmonar ao induzir inflamação crônica nas vias aéreas (brônquios) e causar danos aos alvéolos. Esse processo pode levar à redução da elasticidade do pulmão, contribuindo para o desenvolvimento de condições como a DPOC e a asma.
É importante notar que, embora medidas como as leis antitabagismo tenham contribuído para a diminuição do uso do cigarro tradicional em espaços fechados e públicos, o tabagismo persiste como um desafio.
Ameaça dos Dispositivos Eletrônicos
Além do cigarro convencional, especialistas alertam para os riscos crescentes associados ao uso de cigarros eletrônicos, populares, em grande parte, entre o público jovem. Esses dispositivos, apesar de variarem em composição, liberam substâncias químicas que são prejudiciais à saúde pulmonar e podem acarretar danos a longo prazo. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mantém a proibição da comercialização, importação e propaganda de qualquer Dispositivo Eletrônico para Fumar (DEF).
Mais informações na reportagem de Juberlane Soares, para a TV Cidade | RECORD.
Assista abaixo:
Fique ligado! O Balanço Geral MA, com Ailton Nunes, vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 11h30, pela TV Cidade | RECORD.
Você também pode assistir a programação ao vivo no canal da TV Cidade no YouTube. Siga também o @tvcidade.ma no Instagram. Denúncias e sugestões no número: 98 99135-5324.