Usuários de determinados dispositivos móveis antigos deixarão de ter acesso ao WhatsApp. O aplicativo encerrará em fevereiro a conectividade de seus servidores para vários smartphones Android, iOS.
O mensageiro já não funciona mais em aparelhos Windows Phone desde o último dia 31 de dezembro. Se você ainda utiliza algum modelo Windows Phone, independentemente da versão, não haverá nenhuma chance de conversar com seus amigos pelo app. A Microsoft Store também deve remover o "Zap" de suas páginas de download.
Já para os smartphones e tablets Android, o WhatsApp deixará de conectar na versão 4.0. Se você estiver em uma versão inferior ao Android 4.0.3, não poderá criar novas contas até 1º de fevereiro de 2020. A partir de desta data, o Android 4.0.3 e inferiores deixarão de executar o WhatsApp de uma vez por todas. Os donos desses dispositivos também não podem mais reverificar uma conta antiga, sendo necessário fazer isso de forma online.
Por fim, o aplicativo deixará de conectar também em aparelhos da Apple com versões inferiores ao iOS 9 a partir de 1º de fevereiro de 2020. Os usuários ainda poderão usar o WhatsApp Web caso a conta esteja logada em algum computador. Caso contrário, provavelmente precisarão de um aplicativo funcional no smartphone ou iPad para fazer o login.
Fonte: Canaltech; Slashgear.