Viver Bem: Dicas para uma vida saudável

Viver Bem: Dicas para uma vida saudável

Qualidade de vida é algo que muitos desejam, mas poucos buscam. Sim, muita gente deseja ter um corpo bonito, cheio de avidez e bem-estar, entretanto, pouco fazem para conquistar esse objetivo. Vale ressaltar que fazer apenas exercícios físicos e dietas não bastam, é necessário ter uma boa alimentação, além de ingerir bastante líquido.

Pensando nisso, nós do Portal SuaCidade.com, compartilhamos com você algumas dicas para se ter uma vida saudável.

  • Beba bastante água

A recomendação de 8 copos por dia não é mais considerada certa pelos especialistas, pois é preciso levar em conta o peso da pessoa, se ela está doente, saudável ou praticando atividades físicas, entre outros fatores.

Beber água também ajuda na perda de peso, mantém o coração saudável, evita que fiquemos desidratados e vulneráveis ao cansaço físico, elimina a dor de cabeça e mantém a pele saudável. Tomar água impede também os problemas digestivos; ajuda a eliminar as toxinas e resíduos do corpo; combate o câncer de bexiga e diminui em 45% as chances de desenvolver câncer de cólon, assim como de mama, além de melhorar o desempenho na prática de exercícios físicos.

  • Alimentação saudável

A alimentação saudável traz vários benefícios, como por exemplo: estimula a produção de substâncias boas para o organismo, combate o colesterol ruim, colabora para o fortalecimento do coração, promove o bom funcionamento dos pulmões e combate doenças como câncer e diabetes. Não devemos excluir alguns alimentos da nossa dieta, mas sim comer com qualidade e equilíbrio. É importante ressaltar que doces, gorduras, balas, enlatados, refrigerantes e álcool estão sempre classificados como os precursores de aumento de açúcar e do colesterol.

  • Coma frutas e verduras

Ter uma alimentação saudável com a presença de frutas no cardápio é de extrema importância para que o organismo seja capaz de se defender de doenças e viroses. Estes alimentos fornecem vitaminas, minerais (potássio, zinco, cálcio, magnésio, etc.), diferentes fibras alimentares, compostos protectores (flavenóides) que ajudam a regular o organismo.

As verduras e os legumes são importantes fontes de carboidratos, fibras, água e vitaminas. As folhas das verduras contêm clorofila, que limpa e oxigena o sangue. As de cor mais intensa (verde escura) são abundantes em ácido fólico, importante anti-anêmico, além de serem boas fontes de cálcio, fósforo e ferro. As folhas de nabo, rabanete, cenoura, beterraba, couve-flor e brócolis, também são ótimas para comer, inclusive os talos.

  • Evite os enlatados

De acordo com um estudo feito por pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard, consumir comida enlatada causa um aumento do bisfenol A no organismo, ou seja, potencializam o surguimento de doenças cardiovasculares, diabetes e também da obesidade.

 

 

 

Compartilhe