O senador Roberto Rocha (PSDB) deu mais um passo importante na construção da criação de uma segunda Universidade Federal no Maranhão, tema que já foi motivo de uma conversa dele com o presidente da República.
O parlamentar fará um evento com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, nesta sexta-feira (11) em São Luís, que acontecerá no Hotel Luzeiros, na Ponta do Farol, a partir das 10h.
O ministro tem viajado por todo o Brasil por conta de uma agenda técnica em ação conjunta com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), dando continuidade ao atendimento itinerante às prefeituras.
No Maranhão, o senador afirma buscar com a pasta sobre a implantação da UFAMA, universidade que vai abranger Imperatriz, Grajaú e Balsas. “E lá em Imperatriz, ela já vai nascer com seu próprio hospital universitário”, afirma o parlamentar.
Na última quarta-feira (9), Roberto Rocha e o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, visitaram Milton Ribeiro em seu gabinete, em Brasília. Na ocasião, solicitaram recursos para a aquisição de elevadores e para a conclusão de obras em andamento nos campi da capital e interior.
Movimento "Nova Federal Maranhão"
Para manter a bandeira da futura Universidade Federal do Maranhão permanente erguida até sua criação, professores, alunos , técnicos da Universidade Federal do Maranhão, além de líderes classistas, criaram o "Movimento Nova Federal Maranhão".
A expectativa do Movimento Nova Federal Maranhão é que o anúncio possa se confirmar com a efetiva criação. O Movimento tem comissões de docentes que estão estudando e formatando um projeto de universidade para sugerir ao senador e a outros políticos e representantes, de modo que a comunidade acadêmica possa participar da discussão sobre a nova universidade.