Sonia Guajajara toma posse como ministra dos Povos Indígenas

Sonia Guajajara toma posse como ministra dos Povos Indígenas
Foto: reprodução/Agência Planalto.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nessa quarta-feira (11), da cerimônia de posse da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e da ministra dos Povos Indígenas, a maranhense Sonia Guajajara.

Sonia foi a primeira a tomar posse. Dirigindo-se ao presidente Lula, a ministra agradeceu pela confiança e ineditismo da Pasta e, na sequência, ligou a posse à luta que os povos indígenas e os pretos travam há séculos, bem como aos atentados do último domingo contra o Estado Democrático de Direito no país.

Ao longo de seu discurso, Sonia Guajajara ressaltou diversos problemas enfrentados pelos povos indígenas no país e lembrou as milhares de mortes durante a pandemia, os casos de intoxicações provocados por mercúrio do garimpo ilegal e pelos agrotóxicos nas grandes lavouras, e as invasões em territórios indígenas, entre outros.

Sonia Guajajara

A ministra dos Povos Indígenas é do povo Guajajara/Tentehar, que habita nas matas da Terra Indígena Arariboia, no Maranhão. Internacionalmente reconhecida por sua luta em defesa dos direitos dos povos indígenas, seus territórios e por sua luta pelas causas socioambientais, Sonia fez parte da Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (Coapima), da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e atuou como coordenadora executiva da APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil).

Também integrou o GT dos Povos Originários e foi parte fundamental na construção do relatório que mapeou as principais demandas e prioridades para os povos indígenas, como a demarcação de terras – completamente paralisada desde que Bolsonaro assumiu a presidência. Ela é conselheira da Iniciativa Inter-Religiosa pelas Florestas Tropicais – Conselho vinculado à ONU, e participa, desde 2009, das discussões climáticas desde seu território até as Conferências Mundiais do Clima (COP). Há anos, ela leva denúncias ao Parlamento Europeu, entre outros órgãos e instâncias internacionais.

Três maranhenses começaram a integrar a equipe ministerial do Presidente Luís Inácio Lula da Silva em 2023. São eles: Flávio Dino, como Ministro da Justiça e Segurança Pública; Juscelino Filho, como ministro das Comunicações; e Sônia Guajajara, como ministra dos Povos Indígenas.

Com informações da Agência Planalto.

 

Compartilhe
Conteudo Relacionado