Balanço Geral: secretário comenta sobre problemas de notícias falsas

Balanço Geral: secretário comenta sobre problemas de notícias falsas
Foto: Agência Senado.

Em entrevista ao programa Balanço Geral da última quinta-feira (20), o secretário de Comunicação do Governo do Maranhão, Ricardo Capelli, falou sobre o ambiente digital e os problemas causados pelas fake News (notícias falsas) e os vídeos conhecidos como deep fakes, além de reforçar a importância do combate às fake News no trabalho de contenção do coronavírus no Estado.

Na atual crise provocada pela Covid-19, a informação correta é vital para as pessoas”, disse Ricardo.

O secretário exemplificou medidas e condutas necessárias para apuração dos fatos:

É muito importante averiguarmos se as notícias que recebemos são verdadeiras, principalmente, as que chegam através de e-mail e redes sociais. Identificar a fonte é o primeiro passo. Verificar se foi vinculada pelos principais veículos de comunicação é outra importante estratégia, pois, existe uma equipe e um trabalho de conferência dos fatos, explicou o secretário.

Para Ricardo, o combate as fake News deve ser um trabalho conjunto entre população, Governo, veículos de comunicação e agências de checagem.

Além do tema, o secretário falou sobre os programas de incentivo à vacinação e retomada da economia adotados pelo Governo do Estado.

Veja a entrevista abaixo:

O que é Fake News?

Fake News é informação intencionalmente tomada por erros ou falsidades, emitida e reproduzida para construir uma narrativa e atingir determinado objetivo.

No caso entre Fake News e notícia errada, a diferença é que, principalmente nos casos dos veículos de comunicação conceituados, quando publicam algo errado, reconhecem o equívoco e publicam as correções. Não existe um erro deliberativo ou intencional, mas devido a uma falha de comunicação. É diferente de pessoas e grupos ou até mesmo de veículos de comunicação que trabalham com fake News e publicam coisas intencionalmente erradas para atingir uma meta, seja comercial, política ou mesmo individual.

E as deepfakes, o que são?

A deepfake é uma tecnologia que usa inteligência artificial (IA) para criar vídeos falsos, mas realistas, de pessoas fazendo coisas que elas nunca fizeram na vida real. A técnica que permite fazer as montagens de vídeo já gerou desde conteúdos pornográficos com celebridades até discursos fictícios de políticos influentes.

Em outras palavras, é a manipulação levada ao extremo, normalmente de áudio, imagem estática e vídeo, por produtores de fake News, com a intenção de tornar difícil, até mesmo impossível ao primeiro contato, a percepção de que o material foi adulterado e não corresponde à verdade.

Compartilhe
Conteudo Relacionado